terça-feira, 12 de abril de 2016

Alunos contra o mosquito Aedes aegypti

ZIKA ZERO


A transmissão do vírus Zika e a sua relação com malformações neonatais tem provocado intensa mobilização da comunidade e autoridades de saúde no Brasil e no mundo. De acordo com Organização Mundial da Saúde, trata-se de uma "emergência de saúde pública de âmbito internacional, que traz grandes preocupações”.

O mosquito Aedes aegypti foi trazido da África para a América através de navios que traficavam escravos entre os século XVII e XVIII. Gosta de temperatura alta, por isso se espalha entre os países tropicais e subtropicais do mundo todo. Esse mosquito evoluiu junto com o homem e aproveita seu habitat para se reproduzir.

Aedes_Mundo
O A. aegypti é do tamanho de uma muriçoca,
aedes-egipty tamanho real
mas tem cor preta pintado com listras brancas. 


 Alerta-dengue
Se alimenta do nosso sangue para amadurecer seus ovos e depois os colocam em locais com água parada. Dos ovos saem larvas que levam de 7 a 12 dias para se transformarem em mosquitos adultos, depois ainda vivem mais ou menos por 40 dias. Por isso é importante não deixar água parada nas nossas casas, precisamos estar atentos ao nosso lar e nos proteger das doenças que podem ser transmitidas pelo A. aegypti.
água parada

A Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade, inicio o combate a este mosquito.