quinta-feira, 31 de outubro de 2013

HALLOWEEN



História

A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro, Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve
e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840.

Atualmente,

Fantasias marcam este dia, não somente fantasias de terror, mas tudo do mundo encantado, de onde surgem as fantásticas histórias infantis.


Neste dia algumas atividades foram realizadas,
sem aprofundar-se muito ao tema a final eles tem somente 4 anos, e tudo é festa então pintar uma abóbora pra eles já é estar participando do Halloween.  



FELIZ HALLOWEEN

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DIA DO LIVRO


Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Passando para a atualidade, nesta unidade escolar estamos iniciando um projeto de leitura e terá sua culminância na distribuição de livros para todos os nossos alunos.
A E.M. Moura Andrade, preocupada com o futuro de seus alunos, montou recentemente uma área de leitura, contendo vários exemplares de livros no qual os professores revezam para que todos usem a nossa biblioteca infantil, e com o apoio dos pais, após entregarmos estes livros para estas crianças, esperamos despertar o amor pela leitura...
A final ler é viajar, conhecer lugares novos, palavras diferentes, bichos estranhos... Enfim ler tambem é uma brincadeira... De maneira correta é muito divertido...

Leia você também...

E aproveite que hoje é o dia do livro, doe, compre, venda, empreste, mas faça alguma coisa com seus livros, não os deixe juntando poeira... Pense nisso.


PARA DOAR LIVROS INFANTIS LIGUE PARA NOSSA EQUIPE
(67) 3441-9067

E TENHAM A CERTEZA DE QUE ESTES LIVROS SERÃO 
LIDOS E MUITO BEM UTILIZADOS COM NOSSOS ALUNOS, 
GARANTIMOS QUE NÃO FICARÃO SEGURANDO NENHUMA 
PORTA E MUITO MENOS NO ESCURO DO FUNDO DE UMA CAIXA.

A DIREÇÃO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DOCENTES

HOJE ENCERRAMOS NOSSAS COMEMORAÇÕES AO DIA DO PROFESSOR (15 DE OUTUBRO), COM UM SABOROSO LANCHE, MUITA DESCONTRAÇÃO, RISOS E ABRAÇOS.
E É CLARO MONTANDO ATIVIDADES, MAS FOI UM DIA DE HOMENAGENS A ESTES MESTRES QUE NOS ENSINAM A CONHECER E A VIVER NESTE MUNDO REPLETO DE CURIOSIDADES.






CINEMA

Hoje dia 25 de Outubro, nossos alunos foram prestigiar um animado e divertido filme na Sala Lúcia Andrade Toledo Piza.

Assistiram no período Matutino o filme "Deu a louca na chapeuzinho 2"



E assistiram no período Vespertino o filme "The Croods"

Em meio a muitas risadas e olhos deslumbrados, encerrou assim a semana de nossos aluninhos, vejam as fotos...













Semec aposta no cinema como ferramenta pedagógica - Jornal da Nova
Veja mais em: http://www.jornaldanova.com.br/noticia/nova-andradina/35,27310,semec-aposta-no-cinema-como-ferramenta-pedag%C3%B3gica

Semec aposta no cinema como ferramenta pedagógica - Jornal da Nova
Veja mais em: http://www.jornaldanova.com.br/noticia/nova-andradina/35,27310,semec-aposta-no-cinema-como-ferramenta-pedag%C3%B3gica

EsteSemec aposta no cinema como ferramenta pedagógica - Jornal da Nova
Veja mais em: http://www.jornaldanova.com.br/noticia/nova-andradina/35,27310,semec-aposta-no-cinema-como-ferramenta-pedag%C3%B3gica

Semec aposta no cinema como ferramenta pedagógica - Jornal da Nova
Veja mais em: http://www.jornaldanova.com.br/noticia/nova-andradina/35,27310,semec-aposta-no-cinema-como-ferramenta-pedag%C3%B3gica
Semec aposta no cinema como ferramenta pedagógica - Jornal da Nova
Veja mais em: http://www.jornaldanova.com.br/noticia/nova-andradina/35,27310,semec-aposta-no-cinema-como-ferramenta-pedag%C3%B3gica

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DIA DO AVIADOR





No Dia do Aviador cultivamos a memória de uma das nossas mais valiosas figuras históricas - Alberto Santos Dumont, um brasileiro reconhecido e condecorado em vários países.
Este gênio criativo nasceu em 20 de julho de 1873, em Palmira, hoje chamada Santos Dumont, em Minas Gerais.
Ele viu pela primeira vez um balão aerostático numa feira, na cidade de São Paulo, em 1888. Ali mesmo sentiu a sensação de subir com um balão às alturas, que somente aos pássaros era possível.
Depois da morte de seu pai, em 30 de agosto de 1892, mudou-se para Paris, na França. Correu atrás dos seus sonhos e conseguiu em 22 de março de 1898, em sua primeira ascensão aerostática.
Decidido a aperfeiçoar seus balões, fez em julho sua primeira ascensão livre com o balão de nome "Brasil", que mandou construir para seu uso pessoal. No mesmo ano, ainda em 18 de setembro, realizou a primeira experiência com o seu balão dirigível nº 01, sendo a primeira vez que um motor à explosão, adaptado a um veículo aéreo, funcionava no ar.
Na primeira tentativa de decolagem, chocou-se contra as árvores, pois decolou a favor do vento, conforme foi convencido pelas pessoas que assistiam.
Dois dias depois, a 20 de setembro de 1898, decolou contra o vento, conforme sua concepção. Para espanto da assistência, pela primeira vez na história da humanidade, um balão evolui no espaço, propulsionado por um motor a petróleo. Após este evento, aperfeiçoou, sua criação nos dirigíveis 2 e 3.

Até o balão dirigível nº 14, houve uma infinidade de experiências diversas que o deixaram famoso. A sua hélice e o motor serviram para as primeiras experiências com o aeroplano nº 14 Bis.




SUGESTÃO DE FILME PARA ESTE FINAL DE SEMANA: O AVIADOR
 

COMUNICADO

NESTA SEXTA - FEIRA DIA 25 DE OUTUBRO

NOSSOS ALUNOS SERÃO DISPENSADOS NA HORA DO INTERVALO

MATUTINO ÀS 09:20HS

VESPERTINO ÀS 15:10HS

OS PROFESSORES ESTARÃO REUNIDOS PREPARANDO ATIVIDADES PARA SEU FILHO(A).

DEVERÃO VIR BUSCAR SEU FILHO(A) NESTE HORÁRIO.



LEMBRETE: SEGUNDA - FEIRA DIA 28 DE OUTUBRO COMEMORA-SE O DIA DO 

FUNCIONÁRIO PÚBLICO, NÃO HAVERÁ AULA NESTE DIA.

RETORNAMOS NA TERÇA FEIRA DIA 29 DE OUTUBRO.


A DIREÇÃO

sábado, 12 de outubro de 2013

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS...



Semana da Criança na 
E.M. Antônio Joaquim de Moura Andrade



Nesta unidade escolar temos os olhos voltados para a criança e o mais interessante deste olhar e vê-la como um todo, com habilidades, limitações, potencialidades, com tantas definições e concepções para o “ser criança”, cabe a nós educadores legitimá-la enquanto um ser em crescimento, capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo pontuou a Diretora Liliane Bertoldi Francisco.
Para a semana fomos em busca de Patrocínio a fim de propiciar aos mesmos momentos agradáveis e neste intuito recebemos do Prefeito Municipal bolos e refrigerantes para o encantamento dos pequenos, pois ser criança é sempre ver o lado positivo da vida, é ter imaginação fértil, é gostar de ver televisão, comer bolo, tomar refri, ser criança é não se preocupar com o dia seguinte, pois para isto temos nossos Pais e nossos governantes que buscam traçar o futuro perfeito para cada um.
Buscamos parcerias nas Empresas, Vereadores e Comunidade 
Tais como –  

Hotel Estoril, 
Ritma Peças "Sr. Orlando Canto",
Autoescola William’s, 
Supermercado Flor do Vale I SMART, 
Distribuidora Cristal, 
Vereador Valter, 
Vereador Valmirá, 
Pecuarista Sr. Almir, 
Vereador Cido Pantanal, 
Vereador Tolotti, 
Vereador Dr. Sandro, 
bem como Transporte Tia Rosa, 
Sr. Edvaldo Roberto dos Santos, 
Transporte Tio Paulo, 
Empresa Brasil Wood Reflorestamento, 
Paraiso Alimentos, 
Lojas Floraí, 
Bicicletaria Correia, 
Viação Motta 
e Srª. Marinalva Correia, 

Por que ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitas brincadeiras, ser criança é comer pipocas, é levantar tarde, é lambuzar a cara comendo chocolate, é falar alto, é rir, é cantar, é viver a cada minuto de sua vida aproveitando o que ela tem de bom.
Para que esta semana fosse realmente um sonho contamos com o também da Secretária Municipal de Educação que é parceira em todos os momentos, com os professores, pais de alunos, pois ser criança é depois de um dia atarefado na E.M. Moura Andrade, deitar no colinho dos pais e adormecer, feito um anjinho, tendo a certeza de que eles sempre estarão do seu lado, para protegê-la e amá-la e ainda acreditar que o outro dia será sempre melhor que o anterior, finalizou a Diretora Liliane.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA CRIANÇA

 
E HOJE DIA 10 DE OUTUBRO, ENCERRANDO A SEMANA DA CRIANÇA, TIVEMOS UM DELICIOSO CACHORRO QUENTE COM REFRIGERANTE E PIRULITOS À VONTADE PARA TODOS OS NOSSOS ALUNOS.
ESTA SEMANA FICARÁ MARCADA POR MUITA DIVERSÃO PARA NOSSOS PEQUENOS A FINAL SER CRIANÇA É SEMPRE VER O LADO POSITIVO DA VIDA...
VEJAM AS FOTOS!!!
























"SER CRIANÇA, É DEPOIS DE UM DIA ATAREFADO NA E.M. MOURA ANDRADE, DEITAR NO COLINHO DOS PAIS E ADORMECER, FEITO UM ANJINHO, TENDO A CERTEZA DE QUE ELES SEMPRE ESTARÃO ALI DO SEU LADO, PARA PROTEGÊ-LA E AMÁ-LA E AINDA ACREDITAR QUE O OUTRO DIA SERÁ AINDA MELHOR QUE O ANTERIOR."
                                                                                                                                                (LIZA)




ANO QUE VEM TEM MAIS......
POIS QUEM ESTUDA NESTA ESCOLA ALÉM DE TER UM  ENSINO DE QUALIDADE PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO DA CRIANÇA TEMOS TAMBÉM MUITA DIVERSÃO E DESCONTRAÇÃO, SEMPRE. A FINAL AINDA SÃO CRIANÇAS....
UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS...