terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA DA EDUCAÇÃO

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.


A data serve para incentivar e conscientizar da importância da educação seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.



Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.
O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.

O Brasil ainda enfrenta mais problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de Agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil.


O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.



sexta-feira, 24 de abril de 2015

DIA INTERNACIONAL DO MILHO

O milho é um cereal cultivado em diversas partes do mundo, podendo ser utilizado como alimento humano ou também como ração para animais. Possui muitas qualidades nutricionais, e contém quase todos os tipos de mino ácidos conhecidos, com exceção apenas da lisina e do triptofano. 
Os Estados Unidos é o maior produtor mundial de milho. O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, onde 27% da produção nacional é realizada no estado do Paraná. O Mato Grosso é o segundo maior produtor do país. 
Em média, apenas 5% da produção brasileira é destinada para o consumo humano, de maneira onde servem para a composição de outros produtos. O milho é um dos principais motivos para a recente expansão da atividade agrícola no Brasil. Seu cultivo é muito beneficiado pela tecnologia e pelas inovações de pesquisa.
Dia Internacional do Milho é comemorado em 24 de abril, em todos os países. 




quarta-feira, 22 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA

Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 23 de Abril de 1970.
Tendo por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.
  • Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
  • O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
  • O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
  • No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta. tanto a nível global como regional e local.
  • "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

DIA DO LIVRO INFANTIL

O livro infantil é dirigido especialmente para as crianças, e geralmente apresenta histórias de amor e comédia, onde o herói enfrenta algumas dificuldades, mas no final costuma viver feliz pra sempre. 


Na maioria dos livros, existem uma moral por trás da história, que busca oferecer uma lição para as crianças, como contar a verdade, por exemplo. 

No Brasil, o primeiro autor a publicar um livro infantil foi Carlos Jansen, que trabalhava como professor no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Ele fez traduções e adaptações de clássicos como "As Mil e Uma Noites" e "Dom Quixote". 

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, que é o autor de livros infantis mais importante do Brasil. 
A Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade neste dia 16 de Abril levou seus alunos para visitarem a Biblioteca Municipal, com o intuito de promover o contato com diversas obras literárias.
Confiram as fotos desta visita.



































sexta-feira, 10 de abril de 2015

PÁSCOA NA E.M. MOURA ANDRADE

A Páscoa veio assim, com duas coelhinhas para animar o dia das nossas crianças.